quinta-feira, julho 14

Sobre os exames Nacionais

Lá vai o tempo em que perdia Verões a estudar para o amaldiçoados Exames Nacionais.
Estudava como uma desalmadinha, nunca até altas horas da madrugada porque sou fraquinha e depois da 1h já cá não entrava nada.
No dia seguinte ficava com o peso na consciência porque a minha Morena, enchia-se de cafeína e fazia altas noitadas. Ela e o Pessoa. Ela e o Camões. Ela e as MACS. Ela e a 2ª Guerra Mundial.
No dia a seguir era vê-la a cantarolar a matéria toda e eu a fazer a 3ª Grande Guerra nesta cabecinha loira que o pai e a mãe deram!
Posso desde já dizer que o Verão do meu 12º ano foi o mais cansativo da minha vida. Do ponto de vista psicológico foi de levar à loucura. Do ponto de vista fisico foi de levar à exaustão.

Este ano foi a vez da minha Loirinha. Terminou o 9º ano e como tal, tinha dois exames para fazer: Português e Matemática. Como a ajudei nas revisões, posso dizer que grande parte do estudo foi centrado nas matérias que eram mencionadas nos exames dos anos anteriores, e a verdade é que eram estupidamente fáceis.
(E não sou eu que estou armada aos cucos. Até a mana confirmou. Eram realmente fáceis) Quando vi toda aquela "acessibilidade" achei que o melhor mesmo, era aproveitar o livro de fichas que acompanha o manual, e que tem alguns exemplos de "Exames Nacionais" (estes sim, bem mais complexos/completos) e estudar apartir daí.
Chegado o dia D, estava eu mais nervosa que ela, lá foi a Loirinha para a escola e fiquei eu em casa a roer as unhas e a ver as horas passar.
Depois de uma manha de ansiosa espera, eis que a pequena me chega a casa fula da vida. Mostrou-me o enunciado do exame que era deveras complicado. Nada a ver com os exames dos anos anteriores. Com textos bem mais complexos e questões mais exigentes.
Até hoje, estamos as duas na expectativa. Ela diz que não correu muito mal, e eu digo que não era propriamente fácil.
Até hoje estamos as duas à espera dos resultados. Ela diz que não correu muito mal, e eu digo que se calhar ela não estava bem preparada.
Hoje, o JN deu a tão esperada noticia: "Negativas batem recordes nos exames do 9.º ano". 
Primeiro fiquei perplexa com os números e depois pensei :"Caramba... então ano passado, éramos todos sobre dotados e este ano já somos todos morcões????
Resposta : O exame do ano passado era  acessível, o deste ano era complicado. Ano passado éramos "Sócrates" e este ano já somos "Passos Coelho"

Por isso senhores da Comunicação Social e do Ministério da Educação, não me venham com estatísticas de algibeira e com percentagens do Apocalipse a dizer "ah e tal porque ano passado os resultados foram melhores!". Claro que foram melhores. O exame do ano passado era ridículo, enquanto que o deste ano era um exame decente. O exame do ano passado era para mostrarmos a Bruxelas que os nossos meninos são muito inteligentes, que o Sócrates era o "Salvador da Pátria" e que o nosso país é um  jardim à beira mar plantado. Enquanto que o deste ano, era para mostrar à Moody's que realmente estamos na m****. Era para mostrar ao FMI que realmente precisamos de uma mãozinha (ou duas... Por este andar vão ser duas). Era para mostrar aos estudantes deste país que não precisamos de mais doutores e que os verdadeiros crânios estão bem "masé" na América, ou na Alemanha, ou no Reino Unido, ou na China.
Ou então na Lua! Se calhar na Lua é que estavam bem!

Nenhum comentário:

Postar um comentário